sexta-feira, 28 de maio de 2010

Você está seguro?

Na ultima postagem falei sobre o atário, profissional que calcula e avalia riscos e por falar nisso me ligaram do banco oferecendo um seguro de vida.
Isso é uma ligação meio desagradável de receber.
- Boa tarde, estamos ligando pra oferecer um seguro, você vai pagar apenas 33 reais por mês e vai ter direito há um seguro de 200 mil!.
- Eu vou ter direito não, os outros vão ter direito... Ta certo que pra conseguir esse dinheiro vão ter que passar por cima do meu cadáver... (no fim das contas aceitei pra concorrer em um sorteio) Ta faz ai.
- Quem o senhor quer colocar no seguro?
- Posso passar depois?!
- Não preciso cadastrar agora...
- Nos estamos discutindo minha morte. Eu vou precisar de um tempo...
Que ligação é essa? Falar sobre minha morte, quem vai ficar com o dinheiro. Só faltou escolher como eu vou morrer...
- Senhor nos temos também no caso de morte instantânea o premio PLIM. E se o senhor for decapitado, incinerado, estuprado e em seguida incinerado, porque só o estupro não lhe mata né senhor...
Próximo filme do jogos mortais o palhaço vai oferecer seguro: "Wanna make a insurance". E o atário que trabalha com isso nao deve ser um cara muito divertido. Calcular a chance de alguém morrer. O atuário mais famoso desse ramo devia ser aquela menininha do filme "o chamado" ela fazia os cálculos e te ligava: 7 dias.

Quais as chances?!

Pesquisando sobre profissões recentemente deparei-me com o: "Atuário". Segundo um especialista o atário é o especialista em mensurar e administrar riscos... fica fazendo aqueles cálculos de seguro. O cara é formado em ciências atuariais.


Tem uma faculdade pra isso?! Passar 4 anos estudando a chance de alguma coisa acontecer. Isso deve ser chato, porque a hora que acaba o curso ele sabe que tem grande chance de ficar desempregado.

- Você vai arrumar um emprego cara!


- Não, não vou eu fiz as contas. Não serve pra nada o que eu faço...

Se você quer ganhar a vida calculando riscos, tem mais chance de se dar bem jogando poker. Pra mim esse cara não passou em nada do que queria e caiu nessa profissão. Eu não consigo imaginar alguém desde novo, no primário já trilhando o caminho das ciências atuarias, a professora: Joãozinho que você quer ser? Atuário! Como seria essa criança? Os pais falam: filho a gente vai viajar você não quer levar seus bonecos? tcec tec tec se eu levar tem 30% de chance de esquecer la, 10% de perder no caminho, e 20% de outra criança pedir emprestado... Só vou ou me divertir 40%, vou deixar os brinquedos.


O símbolo do profissional em atuária é uma ampulheta. Você vê que é uma profissão atualizada no mercado. Na faculdade não usam calculadora é um ábaco.
equipamento moderno do profissional de ciências atuarias:

Cuidado, eu tenho um io-io.

O "io-io" foi inventado no século XVI e era usado como arma pelo exército das Filipinas. (Usavam io io como arma? Pra brincar usavam o que metralhadora?!)

O próprio nome io-iô já não impõe respeito: io-io. Uma arma de guerra chamada ioiô é o mesmo que uma apresentadora de TV chamada Gilmelândia... Não vai da certo.

Sabe aquelas cenas de baralha, que fica um exercitota de cada lado? Já pensou de um lado tão os caras com espada e cavalo e do outro uns maluco cm io-iô e skate?! É um exercito de Yo noid.?!

Fiquei imaginando também uma cena tipo a do Rambo, aquela que ele coloca a bota, pega a faca... mas com um soldado Filipino se arrumando. Ele aperta o nó dos patins, amarra o saquinho de bolas de gude na cintura, põem um bambolê no peito, segura o io-iô e veste o chapéu de jornal! Esta pronto pra guerra!