quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Eles estão entre nós (parte 2)


Recentemente em um documentário do Discovery vi uma mulher conhecida pela alcunha de "mulher sinestésica". E pesquisando o assunto descobri que tem até uma comunidade no orkut e que muitas pessoas tem o "dom" da sinesetsia. Sinestesia é quando acontece uma mistura entre os sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato). Sendo assim o "sinesteta" pode ver a cor de uma palavra, sentir o sabor do som, etc.

Eu também acho que tenho algum grau de sinestesia porque tem palavras que quando eu escuto vejo uma imagem. Quando falam: "Chato", eu vejo o Faustão. mas isso pode ser apenas uma associação natural.
No Orkut eu vi uma garota falando que consegue sentir o cheiro da imagem. Isso é muito legal porque ela pode ver aquele filme “na montanha dos gorilas” e sentir o cheiro das arvores, pode ver Titanic e sentir o cheiro do mar, mas ela não pode ver Central do Brasil, vai vir aquele cheiro de mijo de mendigo, cocô de pombo...

No documentario do Discovery tinha uma mulher que sentia o gosto do som. Ela falo que foi numa ópera e saiu satisfeita. Mas se ligar o rádio e tiver tocando banda Calypso, vai vomitar a ópera. Pra se recuperar vai ter que fazer um tratamento a base de Pavarotti, fica de repouso num Plácido Domingo...

E de fato tinham pessoas reclamando que certas musicas dão enjoo. E esse é o lado ruim desse dom, você não pode desligar. Você ta em casa seu pai ta ouvindo Roberto Carlos e teu irmão sepultira, você passa o dia sentindo cheiro de madeira podre.

Sem contar a confusão que este poder não pode gerar, uma garota falou: pra mim o brócolis tem gosto de repolho. O repolho tem cheiro de brócolis, mas gosto de tomate, o tomate tem cheiro de repolho e gosto de brócolis... ela ta comprando verdura aonde, na tenda do chaves? "suco é de groselha, que parece limão e sabor de tamarindo e zas e zas e zas..."

2 comentários:

Senhori Positoni disse...

hahaha... seu blog está uma comédia!!! Adorei... ps/ adicionei vc lá no orkut, vlw? Abração!!! To aguardando a galera que tá combinando pra ir ver a peça COMÉDIA EM PÉ... vlw!

Léo Lins disse...

VLW pelo comentario solo neste post!!