quarta-feira, 29 de abril de 2009

O dia que o comediante ficou sem graça.

Hoje acabei de ver um DVD da "Escolinha do Professor Raimundo" de 1990. Aqueles que não tiveram oportunidade de assitir comprem o DVD, há textos excelentes e comediantes brilhantes.

Se quiser pulem esta parte, mas para não ser injusto vou citar todos:

Chico Anysio (professor Raimundo); Antônio Carlos Pires, que apenas hoje soube que é o pai de Glória Pires, ele fazia o Joselino Barbacena; Antônio Pedro, o Bicalho (um cara que fazia sons); Brandão Filho, Sandoval Quaresma (só lembrei dele na hora que o revi, eu gostava deste personagem); Castrinho, o Seu Geraldo; Claúdia Gimenez, a Cacilda (que dava em cima do Professor Raimundo); Grande Otelo, (o cara da óticas do povo, para quem tem mais de 20 anos hoje) ele fazia o Eustáquio; Jayme Filho, o índio Supapau Uaçu; Lúcio Mauro, como Aldemar Vigário (contava histórias envolvendo o professor Raimundo e sua cabeça enorme em Maranguape); Lug de Paula, o Seu Boneco (um dos muitos filhos do Chico); Luís Delfino o diretor da escola; Lupe Gigliotti, a Dona Escolástica; Marcos Plonka, o Samuel Blaustein; Mário Tupinambá, o Bertoldo Brecha; Milton Carneiro, o Atanagildo; Nizo Neto, o Ptolomeu (mais um dos filhos do Chico e a voz do Presto do caverna do dragão); Olney Cazarré, o João Bacurinho (um corinthiano); Orlando Drummond, o Seu Peru (e que é o dublador de personagens como ALF, Scooby-Doo, popeye, vingador do caverna do dragão...); Regina Chaves, a secretária; Rogério Cardoso, o Rolando Lero; Sérgio Mallandro como Sérgio Mallandro; Stella Freitas, a Dona Cândida; Tásia Camargo, que na época fazia a "gostosa da turma" Marina da Glória e que mais tarde em 2004 fez a Dona Lúcia em Malhação (nossa o tempo passa); Walter D'Ávila, o Baltazar da Rocha; Zezé Macedo, a Dona Bela; Nádia Maria, a Célia Caridosa e mais tarde Maria Bonita; Nélia Paula, a Amparito Pera (uma fanha); Rony Cócegas, o Galeão Cumbica; David Pinheiro, o Armando Volta (sambarilove); Paulo Cintura como Paulo Cintura; Pedro Bismarck, o Nerso da Capitinga.

Uma turma excelente!


Enquanto assistia reparei uma coisa... Nesta época ainda se faziam muitas piadas que hoje não podem ser contadas na TV. Sérgio Mallandro contou uma onde desencalhou uma gorda da roleta de ônibus usando a oleosidade da careca de um negão. Seu Peru servindo de gancho para diversas piadas de gays e para não ficar apenas na escolinha "Os Trapalhões" faziam piadas com negros, pobres, viados, etc. Porém hoje em dia nada disso pode ser feito.

Com o o intuito de combater o preconceito (que infelizmente existe) não se pode mais fazer piadas com negros, com gays, com nordestinos (eu fui xingado por falar: "não entendo a macumba, o cara quer ajuda do espirito e serve um prato com arroz e farinha?! no máximo vai vir um caboclo nordestino", quem quiser conferir o xingamento é só olhar um dos comentários no meu vídeo no youtube). Recentemente os jogadores de futebol de um time fizeram uma aposta e quem perdeu deveria jogar o treino de vestido, este jogador foi punido... Infelizmente estamos caminhando para um mundo que quer cada vez mais ser politicamente correto, estamos caminhando em direção a um mundo muito chato onde daqui a pouco não vamos mais poder fazer piadas com carecas, gordos, baianos, gauchos, cariocas, paulistas... O que vamos fazer então? Descontar tudo nos hermanos Argentinos?!



O pior é que quanto menos piadas, mais bundas temos na TV. Na velha escolinha tinha uma aluna com uma saia mais curta para explorar o apelo sexual, na escolinha atual, a primeira fila é composta apenas por mulheres com as pernas de fora. Além destas 4 mulheres (onde apenas uma delas esta ali para algo que vai além da beleza) há mais uma onde sua função e ficar de biquini, outra que quer tirar 10 para sambar usando um micro vestido e mais uma que esta sempre com roupas curtas falando de suas aventuras com o namorado, a mais comportada é uma patricinha, mas praticamente todas elas são burras.


Algumas pessoas esquecem que o humor é uma das formas de criticar a sociedade. Mas é mais fácil proibir piadas que chamam atenção para a seca do nordeste do que solucionar o problema da seca e acabar com o motivo da piada.

Sendo assim, na TV proibem piada com dengue, acidentes de trânsito, política, etc, mas colocar mulheres burras e gostosas é permissivo?

Como seria uma escolinha humorística daqui 15 anos?

Na primeira fila, 2 mulheres de biquini onde elas disputam qual das 2 usa o menor biquini. 1 pelada mas com o corpo pintado e outra pelada mas com um lápis seguro a frente do bico dos seios.


Na segunda fila, uma mulher cujas piadas envolvem as aventuras sexuais com os 2 namorados e ao lado dela um 2 mulheres que quando tiram 10 se beijam.

Na terceira fila no fundo da sala, 2 modelos com 1,90 de altura e bem peitudas, pois onde elas estão sentadas apenas os peitos podem ser exibidos e ao lado lá no fundo um homem com a camisa da argentina. Ao lado dele "talvez" um comediante! Um comediante surdo, mudo e cego.

10 comentários:

Krow disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Krow disse...

é uma pena que hoje no nosso Brasilzão de Deus não existam mais programas de humor...
no máximo exite uma Zorra Total aqui,uma Turma do Didi alí...
mas quanto ao preconceito:todos devem ser tratados iguais,mas não se pode fazer piadas sobre os injustiçados,doentes,pobres,negros,nordestinos, loiras,gays,humoristas,etc...
o que sobra?
Apelo sexual e bordões sem graça...
de certa forma isso é um preconceito maior ainda com os coitados dos sem-piadas...
mas mudando de saco pra mala,essa piada do caboclo nordestino foi uma das que eu mais ri...

CHRISTINA MONTENEGRO disse...

O quê que a gente podia esperar, não é?
Quanto menor o acesso à Cultura (e à Educação!), menor o humor das pessoas...
Para exercitar a crítica do humor, e a liberdade que isso significa, tem que "comer muito feijão com arroz" (e farinha).
Tanto quanto LIBERDADE, HUMOR é coisa séria.
Não interessa ao status quo esse exercício crítico...
BJS!

Léo Lins disse...

É isso ai Krow... e a bundalização da comédia.
vlw pelo caboclo hahah

Léo Lins disse...

Vlw pelo comentario Christina. infelizmente o q vc falou esta correto. O que importa é que a copa do mundo em 2014 vai ser no Brasil o resto que se dane. se o Brasil ganhar a copa devem comemorar queimando alguns livros. quem disse que "pão e circo" era só na roma aniga?!

Paulo Carvalho disse...

Gostei de ver seu Leo. Gostei de ler.

Helane Maia disse...

Oh, Leo,
A matéria da SuperInteressante desde mês foi uma vergonha!
Colocaram Gentili e Adnet junto com Sabrina Sato (só kra, boca e bunda) na mesma matéria de humor. Só faltaram pedir pra ela contar uma piada pra ser publicada (aff...)

Mandei um e-mail indignada à revista. CC você. Não vai mudar o mundo, mas revela nossa indignação.

Helane Maia, Belém/PA.

Anônimo disse...

É Leo, infelizmente estão pecando pelo excesso.
abraços
Cristiane

Íris disse...

É por isso que a TV aqui de casa vive desligada.

quando estou afim de dar umas gargalhadas com humor decente eu vou ao Teatro!

Caio disse...

Estou lendo todos seus posts com um certo atraso, pois só fiquei sabendo de sua existência recentemente.

Sobre esse post, só o que tenho a dizer é que sinto muita satisfação quando alguém transforma em palavras o que eu penso e que gostaria de ter essa habilidade de para escrever.

Muito bom, parabéns.